Reserva de Emergências: para que serve?




Com certeza, se tratando de uma estratégia de investimentos, a reserva de emergência é o primeiro passo a ser dado, a primeira preocupação, aquilo que requer urgência do investidor.

Aí vocês me perguntam, mas por que?

Porque quando você está planejando algum tipo de conquista na sua vida, digamos que seja a compra de uma casa, você pode tomar a atitude hoje de começar a poupar hoje para realizar esse sonho. Se você não fizer, e começar a poupar daqui um ano, você continuará com o projeto viável de comprar a casa própria.

Obviamente você terá que assumir um grau maior de risco, para buscar uma maior rentabilidade para tirar um certo atraso.

É assim para a compra de uma casa, é assim para a aposentadoria, é assim para uma viagem...ou seja, você pode ajustar um eventual atraso no planejamento com uma mudança de estratégia.

Com a reserva de emergência não funciona dessa forma, como o mesmo nome diz, é para lidar com emergências e também com oportunidades, no curto prazo.

Quando você tem algum tipo de imprevisto, algum tipo de problema, um problema de saúde, um acidente, uma quebra de um equipamento de trabalho. Você vai ter que ter de onde tirar dinheiro, de preferencia imediatamente, para lidar com essa urgência.

Pode ser usada também para oportunidades, por exemplo: digamos que você está se planejando para fazer uma viagem, e pretende parcelar os custos de passagem e hotel no cartão em 12 vezes. E após uma negociação com a agência de viagem, você consegue um desconto de 20% para o pagamento a vista. Você não tem esse dinheiro disponível imediatamente, mas tem esse dinheiro em um investimento com liquidez, a famosa reserva de emergência, que pode ser sacado para aproveitar esse desconto.

Então a reserva de emergência também serve para esse tipo de situação. 

Lidar com problemas e lidar com oportunidades.

Minha recomendação é sempre a mesma, a reserva de emergência tem que ser montada com urgência, porque o imprevisto não diz quando vai acontecer.

Eu sempre indico a cada pessoa que vira nossa cliente é ter, pelo menos, 3 meses do consumo médio mensal é um bom dimensionamento para a reserva de emergência. 

Vamos supor que você gaste 10 mil reais por mês, uma boa reserva de emergência para você seria em torno de 30 mil reais.

Sabendo quanto você precisa de reserva, e você não tendo ainda constituída sua reserva, aí minha recomendação é que você tenha um elevado senso de urgência para formar essa reserva.

Mas é sempre importante lembrar que, para constituir reservas para o futuro, é muito importante manter também a qualidade de vida. Bons gastos com laser, com educação...porque a motivação, a estabilidade psicológica são elementos importantes para você manter a disciplina. 

A reserva de emergência te dará tranquilidade, pode apostar!!

E aonde colocar a reserva de emergência? Num CDB? numa carteira de ações? Num fundo multimercado? 

Nada disso! Você vai procurar um produto de investimento com alta liquidez, ou seja, você pede o resgate hoje, e hoje mesmo, ou no máximo no dia seguinte o dinheiro está na conta. São o famosos D+0, e D+1.

Mas é sempre bom lembrar que nos investimentos, aplicações que possuem um prazo mais longo geralmente são o que possuem melhor rentabilidade. Por isso a reserva de emergência não é focada em rentabilidade.